Curso: | Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância |
Unidade Curricular: | Teorias do Currículo e Desenvolvimento Curricular |
Professor: | Carlos Jorge De Sá Pinto Correia |
Aluno(a): | Isabel Oliveira Azevedo Maia |
Obra cinematográfica: | “ O Menino Selvagem ” |
Grelha de Observação e Análise de Sequências Fílmicas
Considere as sequências de imagens como…
uma linguagem; um produto histórico e um veículo de comunicação
Ficha Técnica | ||
Titulo original: “ L’enfant sauvage ”. Realizador: François Truffaut. Actores: François Truffaut (Dr. Jean Itard), Jean-Pierre Cargol (Victor de L’Aveyron), Fraçoise Seigner ( Mme Guérin), Jean Daste(Dr. Pinel) Produção : Claude Miller Argumento : François Truffaut e Jean Gruault Fotografia: Nestor Almendros Música:Vivaldi Duração: 90 minutos Ano de Realização: 1969 País: França Género: Drama | ||
Análise Globalizante | ||
Exposição das ideias principais | O ser humano nasce inacabado, o seu desenvolvimento depende do meio onde esta inserido. Os seres humanos dependem da herança genética e biológica, mas também é fundamental ter em conta a cultura. Neste sentido é importante focar que a sociedade exerce enorme influencia no desenvolvimento e na aprendizagem. | |
Apresentação dos aspectos positivos / negativos | Para mim um dos aspectos positivos foi, encontrarem o menino e o médico Itard considerar que ainda ia a tempo de uma possível recuperação das suas faculdades. Com o contacto de uma nova cultura, Victor foi-se integrando na sociedade, assim o seu comportamento foi evoluindo favoravelmente. Como aspecto negativo o seu isolamento condicionou a sua aprendizagem e aliado a isso a rotulagem de um menino idiota sem recuperação possível. | |
Pertinência pedagógica | Educação /cultura influenciam o comportamento do ser humano. | |
Palavras-chave | Vida puramente animal – Isolado – Quadrúpede – Hábitos anti-sociais – Afectividade – Aprendizagem. | |
Análise Concentrada | ||
Descrição do contexto e das situações/ reconstrução da temática (história) | O filme “ Lenfaut Sauvage ” é um caso verídico, fala-nos de uma criança que foi abandonada na floresta. Passando a sua infância longe da sociedade . quando foi encontrada deveria ter 12 anos, apresentava grandes atrasos na fala, andava como quadrúpede, reagia por instintos. Foi levado para Paris e observado pelo médico Dr. Pinel que o mandou para um colégio de surdos/mudos, mais tarde outro médico, Dr. Itard, tenta ajuda-lo e ensina-o a viver em sociedade. Victor foi progredindo nas suas aprendizagens, “ parte motora, na linguagem, no raciocínio e sentimentos ”. Mais tarde experimentou regressar à vida selvagem mas por pouco tempo, já não passava sem a civilização. | |
Auto-avaliação | Depois de ver este filme, cheguei à conclusão que a cultura está presente em todos os seres. Isto só prova que o ambiente e a cultura é um factor condicionante e fundamental para o comportamento. A educação e o contínuo contacto com a sociedade influenciam os comportamentos dos seres humanos. É nesta dimensão que o diferencia dos outros animais. | |
Sem comentários:
Enviar um comentário