Glossário

Se quiseres colher a curto prazo, planta cereais;
Se quiseres colher a longo prazo, planta uma árvore;                                                              
Mas se quiseres colher para sempre, educa uma criança."                                                   
      (Provérbio Chinês)                                                                                                                    
" Foi o tempo que perdi com a minha rosa que a fez tão importante"
Antoine de Saint-Exupéry


Metas de Aprendizagem

A definição de metas finais para a educação pré-escolar, considerada “como primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida”, contribui para esclarecer e explicitar as “condições favoráveis para o sucesso escolar” indicadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
Estas metas facultam um referencial comum que será útil aos educadores de infância, para planearem processos, estratégias e modos de progressão de forma a que, ao entrarem para o 1.º ciclo, todas as crianças possam ter realizado as aprendizagens, que são fundamentais para a continuidade do seu percurso educativo.
Sendo essas aprendizagens definidas para cada área de conteúdo, sublinha-se que, na prática dos jardins-de-infância, se deve procurar sempre privilegiar o desenvolvimento da criança e a construção articulada do saber, numa abordagem integrada e globalizante das diferentes áreas.
                                                    



Educação
"A educação é a arte de cultivar, exercitar, desenvolver, fortificar e polir todas as faculdades físicas, intelectuais, morais e religiosas, que constituem na criança a natureza e a dignidade humana; dar a estas faculdades uma perfeita integridade; elevá-las à plenitude da sua força e da sua ação. E, deste modo, formar o homem, prepará-lo a bem servir a pátria nos diversos cargos sociais, que um dia seja chamado a desempenhar através da jornada da vida; e assim, num alto pensamento, conquistar a vida eterna, enobrecendo a vida presente.    
 (Mons. Dupanloup)



Educar é fazer que alguém se desentranhe de si mesmo; é fazer duma criança um homem um cristão, dum cristão um santo, eleito
   (Mons. Pichenot).




Amizade
Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão.
(Benjamin Franklin)



Educação
" A promoção da igualdade de oportunidades e de resultados faz-se essencialmente através de programas de acção positiva. Repousa sobre medidas flexíveis e selectivas segundo objectivos e prioridades previamente determinados e escolhidos ".
  Eliane Vogel-Polsky, 1991 
Erros

Metade dos nossos erros na vida nascem do facto de sentirmos quando devíamos pensar e pensarmos quando devíamos sentir
 (J. Collins)

Educação

Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.
Autor: Paulo Freire


O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la.
Autor: Ralph Emerson.


O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.
Autor: Sócrates.


 A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.
Autor: John Dewey.

 A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore.
Autor: Joseph Addison.

A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.
Autor: Aristóteles.

 Ousarei expor aqui a mais importante, a maior, a mais útil regra de toda a educação? É não ganhar tempo, mas perdê-lo.
Autor: Jean Jacques Rousseau


Competência pressopõe a aquisição de um conjunto de conhecimentos e de processos que conduzam o aluno à compreensão, interpretação e resolução de problemas, desenvolvendo a sua capacidade de pensamento e de atitudes favoráveis à aprendizagem.


"Sejamos bons e depois seremos felizes.Ninguém recebe o prémio sem primeiro fazer por isso."

                                                                                                                                     
"Todos os homens são úteis à humanidade pelo simples facto de existirem."

   (Rousseau)