COMO PREPARAR
A CRIANÇA PARA
O JARDIM DE INFÂNCIA
Não é fácil, para qualquer criança, sair da sua casa, do ambiente que tem tido à sua volta desde que nasceu, e entrar para um Jardim de Infância onde não estão as pessoas de quem gosta e onde tudo é diferente. Mais difícil será quando esta diferença é muito grande: aspecto físico de algumas pessoas, língua que falam, disposição do espaço, actividades que aí se fazem. É, portanto, necessário prepará-la com cuidado.
Três preocupações devem estar presentes, nesta preparação:
- Apresentar o Jardim de Infância como uma “coisa boa”,
- Procurar que a criança vá estabelecendo contacto com ele antes da sua entrada “a sério”,
- Compreender a dificuldade que sente e dar-lhe apoio para a resolver.
Assim:
- Comece desde cedo a falar com a criança sobre um sítio onde poderá brincar, aprender a fazer coisas bonitas, aprender cantigas, histórias e muitas outras coisas que a vão ajudar a crescer.
- Mostre meninos do bairro a ir para a sua “escolinha”e, se tem vizinhos com filhos que frequentam uma, fale com eles sobre ela, na presença do seu filho.
- Leve o seu filho,(ou peça à pessoa que costuma ficar com ele para o levar) as vezes que puder, ao Jardim de Infância que tiver escolhido, depois de ter falado com a Educadora e ela o ter autorizado.
- Deixe-o ir para o colo da Educadora, pegar nos brinquedos, estar com as outras crianças, assistir, se for possível, a algumas actividades.
- Se a Educadora consentir e, se achar que ele está interessado e divertido, diga que vai a algum sítio mas que vai voltar depressa e, se ele concordar, deixe-o sem a sua presença por algum tempo ( não desapareça sem o avisar e não saia se ele não quiser).
- Responda a todas as perguntas que a criança faça sobre o Jardim de Infância e, se não souber responder, volte lá com ele para perguntar à Educadora e, eventualmente, aos outros meninos.
- Nunca apresente a ida para o Jardim de Infância como um castigo “por se portar mal”.
- Se ele disser que não quer ir, diga-lhe simplesmente que sabe que é difícil, mas que, quando for um pouco mais crescido com certeza que há-de querer e vai gostar. No início do ano lectivo a criança já deverá estar preparada para aceitar o Jardim de Infância.
- Na véspera, converse sobre o assunto e faça com ele os preparativos — que roupa vai vestir, se quer levar alguma coisa de que goste.
- No dia da sua entrada mostre firmeza e dê-lhe carinho. Leve-o pela mão, ou ao colo, como lhe parecer que é melhor para ele. Passe-o do seu colo para o colo da Educadora ou da sua mão para a mão da Educadora e diga-lhe que virá buscá-lo à saída.
- Nos primeiros dias tenha o maior cuidado quando entregar a criança. Entre com ele e deixe-o com a Educadora ou a auxiliar.
- Combine com a criança o momento em que a vai buscar — antes do almoço, depois do almoço, depois de dormir, depois do lanche... E tenha o cuidado de cumprir o que combinou.
- Dê à Educadora o seu contacto telefónico e peça o do Jardim de Infãncia.
QUE APOIO DAR
QUANDO A CRIANÇA JÁ ESTÁ
NO JARDIM DE INFÂNCIA
O seu filho já está no Jardim de Infância. É um período difícil para ele e para si. Para ele, porque está a viver situações novas e não se sente ainda seguro. Para si, porque tem muitos medos: que não se sinta bem, que o tratem mal, que não coma, ....
- Tente acalmar-se pensando que estar no Jardim de Infânciavai ser bom para ele. A criança sente a sua preocupação mesmo que tente não a mostrar. Se sente que a mãe ou o pai têm medo, o seu medo aumenta. Faça tudo para não ficar muito preocupado.
- Se está muito ansioso telefone para a Educadora quando quiser. Ela vai apreciar o seu interesse e vai dar-lhe as informações que o vão sossegar.
- A criança não fica bem no Jardim de Infância de um momento para o outro. Pode começar a ir com gosto ou facilidade e depois entrar num período em que quer ficar em casa, chora, resiste. Não pense que está tudo perdido. Sejafirme, tente saber o que se está a passar e dê-lhe muito carinho.
- Deixe a criança levar para a escola alguma coisa que seja importante para ela ou de que goste muito. Assim fará a ligação entre a casa e a escola e vai sentir-se mais segura.
- Nunca deixe a criança à porta do Jardim de Infância. Entregue-a diariamente à Educadora ou à pessoa que está encarregada de receber os meninos.
- Faça os possíveis para que a seu filho saia sempre à mesma hora, isto é, que a pessoa que o vai buscar não se atrase. Se por alguma razão num dia especial tenha que ir a outra hora, avise-o com antecedência ou telefone à Educadora para o avisar. Poucas coisas são tão difíceis para uma criança que ver sair os outros meninos e o pai ou a mãe não aparecerem.
- Esteja ao mesmo tempo atento ao que se vai passando: contacte(ou peça à pessoa que o leva ) todos os dias com a Educadora para saber como as coisas vão correndo.
- Converse todos os dias com a criança sobre a sua “escolinha”: o que fez, o que aconteceu. Há ocasiões em que a criança não quer falar disto — não responde, muda de conversa; se assim for, não force, verifique junto da Educadora se tudo parece correr bem e vá tentando conversar sobre o assunto, com cuidado.
- Diga à Educadora as coisas que lhe parece que é importante ela saber: como a criança se sente, o que ela conta sobre a escola, e quaisquer acontecimentos que a possam ter influenciado. Oiça o que ela tem para lhe dizer.
- Se o seu filho levar para casa trabalhos que fez na escola, diga-lhe que são muito bonitos e ponha-os bem à vista, se possível numa parede. Peça - lhe para lhe ensinar as cantigas, os jogos e as histórias novos que for aprendendo.
Editor: Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural
Autora: Maria Helena Noronha
A adaptação da criança depende da orientação do educador, que deverá conhecer as suasnecessidades básicas, as suas características. A socialização da criança vai-se desenvolver harmoniosamente, adquirindo confiança em si,e sentindo que é amada.
ResponderEliminar