sábado, 20 de agosto de 2011

O Educador, as Crianças e o Lúdico

                                   31 2916 corda1 300x186 O Educador, as Crianças e o Lúdico

Inegável que a “brincadeira” é a atividade primordial na infância. A situação lúdica que se instaura ganha caráter de “orientação”, ou seja, de facilitação de tarefas objetivadas pelo professor, sem que se questione sobre a forma singular do jogo, sobre qual é realmente o objetivo deste.
A brincadeira é uma forma da criança constituir-se como indivíduo formulando e compartilhando significados.
Na perspectiva sócio-cultural, brincar traduz a forma como as crianças interpretam e assimilam o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos das pessoas. É uma maneira de conhecer o mundo adulto sem adentrar neste mundo realmente.
Brincar é uma forma de atividade social infantil, cujo aspecto imaginativo e diverso do significado cotidiano da vida fornece oportunidade educativa para as crianças.
“De acordo com Vygotsky, através do brinquedo, a criança aprende a atuar numa esfera cognitiva que depende de motivação interna… a criança poderá utilizar materiais que servirão para representar uma realidade ausente … (Rego, 1996, p. 819).
Vale ressaltar que os valores podem através da brincadeira, serem internalizados pela criança na medida que esta está em contato com estes valores em sua vida diária.
Neste contexto percebe-se nitidamente a importância das atividades lúdicas no processo de alfabetização.
A medida que a criança utiliza-se da brincadeira, do lúdico, ela interage com o outro, com o objeto e consigo mesma, desenvolvendo a linguagem, função esta que organiza todos os processos mentais da criança, dando forma ao pensamento.
É muito importante desenvolver no processo de alfabetização o fator linguagem, mesmo antes de passar para a escrita que já é uma linguagem estruturada, a criança desenvolve seu potencial de criação imaginária e o lúdico tem com certeza um papel primordial nesse processo.
Resumindo, o que eu quero dizer, caro educador , pai, amigo leitor é que o lúdico faz a criança querer aprender e aprender é tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário