A música descobre-se nos sons pela sua identificação e análise. Classificá-los e analisá-los leva o indivíduo a produzi-los de acordo com modelos propostos, ou a identificá-los a partir de fontes diversas.
A educação musical deve acompanhar a criança em todo o seu processo de crescimento, desde o Jardim-de-infância até níveis de educação superior adaptando-se,em cada momento às suas capacidades e interesses. Numa primeira fase a criança apreende a escutar, a dar nome ao que vê e ouve, relacionando e rganizando sons e experiências. É através dos primeiros jogos de emissão, recepção de sinais que se chega a linguagem.
Utilizando todos os elementos que lhe foram ensinados a criança é capaz de exprimir e de receber mensagens literárias e musicais, vivendo a música antes de aprender quaisquer as regras da leitura e da escrita.
A criatividade, a exploração o desenvolvimento das capacidades musicais de memorização e de interpretação são fundamentais para o desenvolvimento psicomotor, devendo assim a criança construir os seus próprios instrumentos musicais.
É tão importante a música...para bebés, crianças, jovens, adultos e idosos. Em todas as fases da nossa vida precisamos de musica para dançar, relaxar, pensar, adormecer, cantar, chorar. A música desperta em nós emoções diversificadas e para um desenvolvimento global, a música deve estar presente...
ResponderEliminar