quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O gosto pela música é natural nas crianças



É com o corpo que as crianças exploram, aprendem e reagem aos estímulos do meio envolvente. São os sentidos que recolhem o material com o qual se constróem as imagens mentais – não só visuais mas também tácteis, auditivas, ...necessárias à construção dos conceitos.

A educação do corpo, do gesto, da audição, da voz e da visão desenvolve nas crianças o campo das possibilidades de interpretar o mundo, de exprimir o pensamento, de criar.

Este trabalho, embora contenha algumas limitações, procurará dar uma imagem da importância que a Expressão e Educação Musical e Dramática tem no desenvolvimento afectivo, social e intelectual das crianças, na medida em que lhes dá a possibilidade de interpretar o mundo, de estruturar e exprimir o seu pensamento, de criar, de desenvolver o seu equilíbrio emocional, de formar o seu carácter e de afirmar a sua própria identidade.
O gosto pela música é natural nas crianças. Elas gostam de cantar e de ouvir música, como gostam de ouvir o ruído da água que corre da nascente ou o canto de uma ave. A música é uma linguagem universal, completa, porque puramente intuitiva, e talvez o modo de expressão por excelência da expontaneidade.

2 comentários:

  1. Não é possível ignorar a importância da música na formação do homem, porque ela faz parte da essência do ser humano. Goethe escreveu: “quem não ama a música, não merece o nome de homem, quem gosta dela é metade de homem, quem a pratica é um homem completo...”

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  2. Isabel, parafraseando o nosso professor de música, "as crianças,todas elas são música". Concordo plenamente com esta visão,pois desde tenrrissima idade a musica faz parte, ou deveria fazer,da vida de toda a criança.No periodo gestacional, a criança é absorvida por todo e qualquer estimulo recebido pela mãe.Os estimulos auditivos
    provocam no bebé alterações emocionais ,pois não é deliberadamente, que certas melodias possam causar nos fetos reações que se possam caraterizar como tranquilizadoras ou excitantes.Após o nascimento , os pequenos seres são invadidos por uma quantidade infinita de sons que caraterizam o seu meio ambiente, no seio do seu lar normalmente existe alguém que canta para o bébé as deliciosas canções de embalar. Na creche e mais tarde no jardim de infância, a expressão musical é trabalhada diariamente e várias vezes ao dia. Basta afirmar que determinadas rotinas das crianças são manifestamente registadas por determinados ritmos e melodias,poderia ousar afirmar que, toda a atividade com crianças não é desprovida de sons, que a caraterizam. O momento do silêncio, igualmente importante para a formação integral da criança, deve ser considerado como educação musical.O uso de um ou vários instrumentos pelo educador nas suas atividades diárias eleva o apelo das crianças para a educação musical.Posso confirmar tal, com a minha experiência.Durante a minha prática pedagógica, recorro com frequência ao uso da guitarra e da flauta, desde os dois anos de idade sencivelmente. È magnifico, hoje ter a visita de algumas dessas crianças, que hoje são adolescentes ou crianças em idades escolares(6 anos) e receber o convite em mãos para ir assistir a um concerto ou a uma audição no Conservatório do Porto. Esses, são alguns dos momentos em que eu respiro fundo e digo para que todos possam ouvir :Ser erducador , vale a pena!

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